Acre assina contrato de R$ 98 milhões com Fundo Amazônia

Compartilhe

Governador Gladson Cameli e a ministra Marina Silva formalizam adesão do Acre ao Fundo Amazônia (Foto: José Caminha/Secom/AC)




dos varadouros de Rio Branco


O governo do Acre assinou contrato no valor de R$ 98 milhões com o Fundo Amazônia, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A assinatura aconteceu na noite desta quinta, 11, em evento no Palácio Rio Branco com a participação do governador Gladson Cameli (PP) e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, além da diretora do Fundo Amazônia/BNDES, Tereza Campello. Os recursos serão usados em ações de proteção do bioma amazônico, com foco no combate ao desmatamento e de valorização da cadeia econômica da sociobiodiversidade.

“Esse projeto, que foi assinado pelo Fundo Amazônia, ficou parado por quatro anos até que o presidente Lula o retomou. O controle de desmatamento é a base para o pagamento desses recursos, que são doações da Noruega, da Alemanha, do Reino Unido e dos Estados Unidos. Atualmente esse fundo dispõe de 6 bilhões de reais”, explicou a ministra Marina Silva.

Ela ressaltou ainda que o aporte será aplicado na preservação ambiental, na redução do desmatamento e em outras áreas produtivas, para fomentar a bioeconomia sustentável no Acre.

“As ações previstas são de regularização fundiária que têm passivos ambientais que precisam ser regularizadas para ter acesso a créditos. Também para dar suporte ao ordenamento territorial das terras indígenas. E há uma parte direcionada às atividades produtivas sustentáveis”, disse a ministra.

Entre 2019 e 2022, durante o primeiro mandato de Gladson Cameli (em dobradinha com Jair Bolsonaro na Presidência da República), o Acre registrou níveis recordes de desmatamento da Floresta Amazônica. A partir de 2023, com a posse de Luíz Inácio Lula da Silva, as taxas de devastação reduziram no estado, assim como em toda a Amazônia Legal.

“Esses recursos chegam num momento em que os estados da Amazônia estão precisando investir na preservação ambiental e em atividades sustentáveis. Mas, ao mesmo tempo, existe o nosso compromisso de cumprir as metas de preservação das nossas florestas, determinadas pelo Fundo Amazônia”, afirmou o governador acreano.

Logomarca

Deixe seu comentário

VEJA MAIS

banner-728x90-anuncie