Expediente
A equipe Varadouro
Elson Martins – Conselheiro Editorial
Nascido no Seringal Nova Olinda, no município de Sena Madureira, o jornalista Elson Martins foi o fundador da primeira versão do Varadouro, no formato impresso, no ano de 1977. Conciliou a produção do periódico com o trabalho de correspondente de “O Estado de São Paulo” para o Acre e sul da Amazônia. Acompanhou e noticiou os principais conflitos sociais da região ocorridos entre as décadas de 1970 e 1980. Presenciou o movimento de resistência dos seringueiros contra a transformação da floresta em pasto – os chamados “empates”. Foram nas páginas do Varadouro onde a luta liderada por Chico Mendes ganhou visibilidade. Também teve passagens pelas imprensas do Pará e do Amapá. Neste último, foi editor da “Folha do Amapá”. Além de jornalista, também é escritor. No novo-velho Varadouro, exerce a função de conselheiro editorial, ante sua longa experiência de vida e de trabalho com o jornalismo na Amazônia.
Contato: almanacre@gmail.com
Fabio Pontes – editor-executivo
Nascido em Rio Branco, o jornalista Fabio Pontes possui quase 20 anos de experiência dentro do jornalismo acreano-amazônico. É especialista na cobertura de temas como política, meio ambiente, povos indígenas, populações extrativistas, mudanças climáticas, crises migratórias entre outros aspectos da tríplice fronteira Brasil, Bolívia e Peru. Já produziu reportagens especiais para os principais veículos de comunicação do país. Em 2023, tomou a iniciativa de liderar o processo de recriação do jornal Varadouro, desta vez saindo do papel para a era da comunicação digital. Seu objetivo é continuar a produzir um jornalismo amazônico, mas que dialogue com a população local – seja a urbana, a rural e as da floresta.
Contato: fabiopontes@ovaradouro.com.br
Veriana Ribeiro – editora-adjunta e coordenadora de projetos
Com mais de 15 anos de experiência na área da comunicação, Veriana Ribeiro é uma especialista em contar histórias. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolveu uma pesquisa sobre o trabalho documental do cineasta indígena Zezinho Yube. Já atuou com rádio, TV, redação jornalística, assessoria de imprensa e marketing digital. Fundou em 2020 uma newsletter literária e já lançou dois livros de poesia, além de ter participado de coletâneas.
Contato: veriana@ovaradouro.com.br
Izabel Santos – editora de Conteúdo e Produtos Jornalísticos
Sou graduada em Jornalismo, moro em Manaus, e desde 2009 atuo na cobertura de política e meio ambiente. Já trabalhei para o Amazonas Em Tempo, Portal Amazônia, Amazon Sat e CBN Amazônia. Fui indicada, em 2014, ao Prêmio Milton Cordeiro de Jornalismo, pela série de reportagens “Balbina, hidrelétrica da contradição”. Também estive à frente das ações de divulgação científica da segunda fase do INCT Adapta, projeto sediado no Inpa que investiga o impacto das mudanças climáticas em organismos aquáticos da Amazônia. Hoje, atuo no jornalismo independente, já foi bolsista do Pulitzer Center e colaborou com as agências Amazônia Real e InfoAmazonia. Atualmente, faço a secretaria executiva do Observatório BR-319 e sou responsável pelo componente de comunicação dos projetos da Iniciativa de Governança Territorial do Idesam.
Contato: izabel.santos@ovaradouro.com.br
Steffanie Schmidt – repórter especial em Manaus
Steffanie Schmidt é jornalista com 18 anos de experiência e seis de voluntariado na área de comunicação junto a movimentos sociais na Amazônia. Graduada pela UFMT e especialista em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela faculdade Martha Falcão | Wyden. Acredita na capacidade mobilizadora dos ideais e na construção de pontes verdadeiras que ajudem a sociedade ser mais humana.
Contato: steffanie@ovaradouro.com.br
Montezuma Cruz – repórter colaborador em Porto Velho
Montezuma Cruz trabalhou para o Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e O Globo. Chegou a Rondônia em 1976, participando da vida do ex-território federal. Atuou nos jornais A Tribuna, O Guaporé, O Imparcial, O Estadão de Rondônia (depois do Norte) e nas sucursais de O Parceleiro (Ariquemes) e Diário de Rondônia (Ji-Paraná). Entre 1979 e 1981 foi editor do alternativo Barranco, e repórter da sucursal da extinta Empresa Brasileira de Notícias (EBN).
Contato: montezumarondonia@gmail.com