dos varadouros de Rio Branco
Artistas do movimento cultural de Rio Branco se mobilizam para realizar no próximo domingo, dia 3 de dezembro, no Casarão, um show cujo objetivo é arrecadar fundos para o tratamento de saúde da matriarca do povo Shanenawa, a Dona Txirá. Aos 95 anos de idade, Dona Txirá é uma das mais importantes e respeitadas lideranças indígenas do Acre. Ela é uma das memórias vivas do povo Shanenawa, que consolidou sua resistência e permanência, ao longo do século passado, às margens do rio Envira, no município de Feijó.
Ela mora na aldeia Aldeia Shane Tatxa Kaya, na Terra Indígena Katukina Kaxinawá. Recentemente, Dona Txirá foi diagnosticada com uma doença em seu reto abdominal. Desenganada pela medicina ocidental, decidiu retornar para aldeia e continuar o tratamento com as medicinas da floresta. Para auxiliar em seu tratamento, a família precisa de recursos para construir um banheiro e ter uma alimentação adequada, a base de muita fibra.
Os recursos arrecadados na bilheteria do show beneficiente Xicari Shanenawa serão todos destinados para auxiliar a liderança Shanenawa. Além dos ingressos, os organizadores realizarão a venda de artesanatos indígenas e também de rifas para o sorteio das artes produzidas nas aldeias Shanenawa. Entre as atrações artísticas do Xicari Shanenawa estão a cantora Lara Pontes, a DJ Malu Uchoa e o cantor Diogo Soares.
Informações:
Show beneficiente Xicari Shanenawa
Quando: 3 de dezembro (às 19h)
Onde: Casarão, centro de Rio Branco
Ingressos: R$ 25 + 1 kg de alimento
Saiba como ajudar pelo contato:
(68) 99233-6036 Mirna Rosário