rios voadores – Ramon Aquim

Compartilhe

Após uns quatro meses de muito calor – muito calor mesmo -, aos pouquinhos, ainda de forma tímida, as chuvas retornam e recompõem o cenário amazônico. Elas estão atrasadas, é verdade. Para nós, caboclos desta região, foi terrível conviver com temperaturas acima dos 40 graus em pleno mês de novembro. Nossos rios, que deveriam estar elevando de nível desde o começo do mês, só agora voltam a encher. Nossos rios aqui debaixo precisam deste rio de nuvens aí de cima. Este Amazonas na copa das árvores foi captado pelas lentes do repórter-fotográfico Ramon Aquim. A fotografia foi feita do topo da Serra do Divisor, em Mâncio Lima, bem ali na fronteira com o Peru. Essas nuvens são os verdadeiros rios voadores, carregados de muita umidade (chuva). Nuvens formadas a partir da evapotranspiração destas majestosas senhoras (árvores). Água que elas captam do solo, e jogam na atmosfera em forma de vapor. É este ciclo natural que asseguram as chuvas – e a nossa sobrevivência no planeta. Quanto mais floresta perdemos, menos chuvas teremos, mais aumentamos a temperatura – e mais nos colocamos à beira da extinção. Aquilo que é invisível aos nossos olhos, foi captado pelas lentes de Ramon Aquim. Uma imagem para admirar e refletir.



Autorretrato

Eu sou Ramon Aquim, um orgulhoso acreano de 31 anos, nascido na encantadora cidade de Rio Branco.Desde os meus primeiros passos na fotografia, há 11 anos, mergulhei de cabeça no Extremo Acre, explorando cada recanto desse lugar único e capturando sua beleza singular. Minhas jornadas pelo Extremo Acre foram repletas de emoção e descobertas. A cada varadouro percorrido, vila visitada e comunidade encontrada, tive a oportunidade de registrar a essência desse território extraordinário.

Conhecer todos os municípios do estado do Acre foi uma experiência enriquecedora, que me mostrou a força, as histórias e as vibrações nativas presentes em cada localidade. Essa região foi palco de uma luta corajosa para fazer parte do Brasil, e essa determinação se reflete nas ricas culturas e tradições presentes em seu povo.

Ao construir meu acervo fotográfico, busquei destacar a diversidade presente em cada município do Acre, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais. Além disso, minha paixão pelo jornalismo ambiental me levou a documentar e transmitir as questões ambientais que afetam a região, despertando uma conscientização sobre a importância da preservação e sustentabilidade do nosso amado estado.

Estou animado para compartilhar com o mundo e com vocês alguns fragmentos dessa rica cena local e suas culturas, por meio de exposições virtuais que destacam a diversidade do Acre. Além da fotografia, mergulhei nas produções audiovisuais, buscando contar histórias envolventes e autênticas por meio da linguagem audiovisual.

Como um sagitariano, sou um amante fervoroso da cultura local e estou sempre em busca de novas experiências e desafios. Acredito que a cultura é a alma de um povo, e minha arte busca celebrar e preservar as tradições e raízes do Acre.

É uma honra e um privilégio seguir minha paixão como fotojornalista, explorando e documentando as riquezas do nosso querido estado. Através de cada clique da câmera, procuro transmitir a beleza e a força desse lugar que chamo de lar.

Contatos:

aquimramon@gmail.com




Logomarca

Deixe seu comentário

VEJA MAIS

banner-728x90-anuncie