PF faz operação para combater grilagem no PAE Porto Dias, em Acrelândia

Compartilhe




dos varadouros de Rio Branco

A Polícia Federal realizou durante o último o fim de semana a operação Usurpare 2, com o objetivo de combater o roubo de terras públicas dentro do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Porto Dias, em Acrelândia (distante 100 km de Rio Branco. As investigações foram iniciadas a partir de denúncias de comunidades locais e órgãos de fiscalização, que relataram o avanço da ocupação irregular na região, bem como a prática de desmatamentos e loteamentos ilegais. Quatro pessoas foram presas em flagrante.

Além dos danos ambientais constatados, os relatos indicavam que os invasores utilizavam violência e ameaças contra assentados e dificultavam a ação de fiscalização, assim como intimidavam aqueles que tentavam resistir à ocupação ilegal.

Durante a ação policial, foram identificadas diversas estruturas clandestinas erguidas na área, além da presença de materiais utilizados na demarcação e comercialização irregular de lotes. Os quatro suspeitos foram detidos no local e conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Rio Branco, onde foram autuados em flagrante. Os presos permanecerão à disposição da Justiça Federal e poderão responder por outros crimes, conforme o avanço das investigações.

Além da PF, a operação no PAE Porto Dias contou com a participação de agentes do Ibama, do Imac, do Incra e de militares do Batalhão de Policiamento Ambiental da PM.

A Operação Usurpare II faz parte de uma estratégia integrada dos órgãos de segurança e fiscalização para combater crimes ambientais e fundiários na Amazônia, garantindo a proteção de terras públicas e a preservação ambiental.

“A Polícia Federal reforça que continuará atuando de forma rigorosa contra atividades ilegais que comprometam a integridade dos territórios protegidos e ameacem a ordem pública”, diz trecho de nota emitido pela instituição. (Com informações da Ascom PF/AC)

Logomarca

Deixe seu comentário

VEJA MAIS

banner-728x90-anuncie