Há séculos a banana é um dos principais e mais importantes itens alimentares da dieta dos povos amazônicos. Junto com a macaxeira, é um alimento-base de nossa região. É uma dieta alimentar que herdamos de nossas populações indígenas – os primeiros a cultivar os roçados no meio da floresta. Hoje, o Vale do Juruá é um dos principais produtores de banana do Acre. E grande parte desta produção está localizada às margens do rio Juruá e seus afluentes. Plantações mantidas pela agricultura familiar. São cachos e mais cachos de banana que sobem e descem o Juruá em batelões, canoas, catraias, para serem descarregados no porto de Cruzeiro do Sul.
O atracar das embarcações traz, junto com sete toneladas de bananas, a esperança de um produtor em dias melhores. Na foto, a esperança e a motivação de uma família após mais de onze horas de viagem transformada em sorrisos pelo lucro adquirido, e o anseio da volta para casa. A fotografia feita pelas lentes da jornalista Marcy Bezerra revela toda a riqueza da produção da agricultura familiar ribeirinha do Vale do Juruá. A verdadeira agricultura que coloca comida de qualidade na mesa do povo acreano – e que precisa receber o apoio das políticas públicas para garantir valor a uma produção sustentável cultivada na Floresta Amazônica.
Autorretrato
Marciana Bezerra, mais conhecida como Marcy, é letrada, professora, jornalista, assessora de comunicação, produtora, Especialista em Letras e Assessoria de Imprensa e sonha em lançar seus livros. Atualmente fotografa de forma amadora a Agricultura Familiar e captura belas imagens que transcendem o inimaginável.