“Noites Alienígenas” é indicado ao Prêmio Grande Otelo 2024 e concorre no Júri Popular; veja como votar

Compartilhe


Veriana Ribeiro
dos varadouros de Rio Branco

O aclamado filme acreano “Noites Alienígenas” está concorrendo ao Prêmio Grande Otelo 2024, organizado pela Academia Brasileira de Cinema, em seis categorias: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Ator de Longa-Metragem, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Maquiagem, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora. Além disso, a produção dirigida por Sérgio de Carvalho também concorre ao Júri Popular. 

“É inédito um filme do norte concorrer ao Grande Prêmio. O júri oficial acho muito difícil, porque ele é totalmente formado por sudestinos, tem uma ou outra pessoa do nordeste e do norte, mas o Júri Popular acho que a gente consegue. Acredito que é muito simbólico trazer esse prêmio para a Amazônia”, defendeu o diretor do filme, Sérgio de Carvalho. Você pode apoiar o filme votando no prêmio neste link.

Ambientado em Rio Branco, “Noites Alienígenas” mergulha na realidade brutal da periferia da cidade, onde o tráfico de drogas e a violência urbana têm devastado a vida dos jovens. O filme segue a trajetória de Rivelino, um jovem rapper e grafiteiro interpretado por Gabriel Knoxx, que expressa sua arte em muros pela cidade; Alê, um traficante com uma visão filosófica sobre outros mundos, interpretado por Chico Diaz; e Paulo, um jovem indígena em luta contra o vício, interpretado por Adanilo. A trama revela como esses personagens se entrelaçam em uma narrativa rica em realismo mágico e resistência cultural. A produção explora temas de ancestralidade, identidade e resistência em um Brasil cada vez mais autoritário e violento.

A obra já recebeu reconhecimento em diversos festivais de cinema. No 50º Festival de Gramado, em 2022, foi premiada como Melhor Filme, além de garantir os prêmios de Melhor Ator para Gabriel Knoxx, Melhor Atriz Coadjuvante para Joana Gatis, e Melhor Ator Coadjuvante para Chico Diaz. O filme também foi destacado no 14º FESTIN, em Lisboa, Portugal, onde Chico Diaz foi premiado como Melhor Ator. No 45º Festival Guarnicê de Cinema, em São Luiz do Maranhão, conquistou os prêmios de Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, entre outros. Além disso, foi reconhecido no AMAZÔNIA (FI)DOC – Festival Pan Amazônico de Cinema e no XIII Festival Internacional de Cinema da Fronteira.

Logomarca

Deixe seu comentário

VEJA MAIS