BEM DEBAIXO DA PONTE DE FERRO, NÃO DOS LIVROS!
Rio Branco não tem mar
– disso o mundo sabe de cor –
essa água de sal que fica lá imensa se embalando
nas pontas.
Rio Branco tem rio
– disso pouca gente sabe –
essa água que se diz doce que não sai do lugar
descendo ligeira como um córrego barrento quase sem fim rumo e colado àquela água de sal que lhe bebe incessante.
João Veras
Esta semana, nos varadouros acreanos, temos eventos culturais tanto na capital como no interior. O fim de semana começa com a oficina de expressão artística livre no sábado, proporcionada pela CECCO Arte de Ser no Museu dos Povos Acreanos, às 15h. Inclusive, podemos esperar vários eventos de música e poesia nas próximas semanas, desenvolvidos pelo Arte de Ser em parceria com o Café com Poesia.
No sábado também temos o projeto Arte pela Paz da prefeitura de Rio Branco, com diferentes shows e espetáculos na Vila Ivonete, a partir das 16h. Em seguida, o primeiro dia do projeto Som na Rua na Sobral, com as bandas de rock Nicles e Dh Rock, às 17h. A noite no Cine Teatro Recreio, temos o show Ancestralidade, às 20h, com Kellen Mendes e convidados especiais, como Maracatu Pé Rachado, Saliza, Carol de Deus e Ana Kassia Dantas. Ela apresenta seus novos lançamentos musicais, como Fake News, já disponível nas plataformas digitais.
Demonstrando a potência cultural que temos em todo o território, estes são os principais eventos que acontecem em breve: em Tarauacá, o primeiro teatro do Acre José Potiguara, datando de 1933 será reinaugurado no dia primeiro de julho, com uma extensa e rica programação cultural de 3 dias (veja mais detalhes abaixo). Além disso, o projeto Caravana Cultural viaja pelo Vale do Juruá, levando uma programação musical, grupos folclóricos, intervenções artísticas e debates por Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves entre os dias 3 e 5 de julho.
Mudando o nosso olhar para o Amazonas, o Festival de Parintins, um dos maiores espetáculos de cultura popular brasileira, começa hoje (28/06) e termina domingo. Este festival celebra a festa típica do Boi-bumbá em Parintins, no interior do Amazonas. São três noites de apresentação das duas agremiações folclóricas, o vermelho Garantido e o azul Caprichoso. O evento será transmitido ao vivo pela TV aberta.
Andréia Farias é arquiteta e urbanista com especialidade em patrimônio cultural, além de fotógrafa e artista visual. Acreana com um pé no mundo, interessada em questões de arte, cultura e identidades na Amazônia.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
O objetivo dessa coluna é centralizar e divulgar os eventos culturais na Amazônia. Começamos com Rio Branco, mas podem mandar eventos culturais de outras cidades acreanas ou de estados vizinhos, como Amazonas e Rondônia. Para ajudar nessa divulgação você pode fazer sua sugestão no formulário: https://forms.gle/5aA1bVLmBPFXx9cDA
Você também pode me contactar pelo instagram @_impar_ ou pelo email andreiafarias12@gmail.com.
28/06 a 05/06
EVENTOS
Caravana Cultura como Direito no Vale do Juruá
A caravana realizará atividades voltadas para o fortalecimento da cultura e da cidadania.
A programação inclui diálogos culturais, rodas de conversa para troca de saberes, escuta ativa e intervenções artísticas. Essas atividades têm como objetivo fomentar a integração e a valorização das diversas manifestações culturais locais, criando espaços para a expressão artística e a construção coletiva de conhecimentos.
Caravana Cultura como Direito é uma realização do Comitê de Cultura, Cia Visse & Versa do Acre com a parceria da organização social Associação das Artesãs e Artesãos Indígenas do Vale do Juruá, e compõe as ações do Programa Nacional dos Comitês de Culturas (PNCC), promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa visa ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Data: Entre 3 e 5 de julho
Local: Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves
Reinauguração do Teatro José Potyguara
Após uma aguardada reforma, foi anunciada a reinauguração do Teatro José Potyguara, o primeiro teatro do Acre, inaugurado originalmente em 1933.
Para celebrar esse marco, preparamos uma programação especial de três dias, de 01 a 03 de julho, com diversas apresentações e momentos culturais que homenageiam nossa história e enaltecem nossos talentos locais e regionais.
Data: De 1 a 3 de julho
Local: Teatro José Potyguara em Tarauacá
Promovendo Arte pela Paz
A prefeitura de Rio Branco produz o evento Arte pela Paz com diversos shows, roda de capoeira e espetáculo de dança.
Data: 29 de junho, das 16h às 22h
Local: Parque São Francisco (Vila Ivonete)
MÚSICA
Show Ancestralidade com Kelen Mendes
A Cantora e Compositora acreana apresenta seu show Ancestralidade, contando com convidados especiais.
Data: 29 de junho, a partir das 20h.
Local: Cine Teatro Recreio
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/kelen-mendes-ancestralidade/2511235?referrer=l.instagram.com
Som na rua
Data: 29 e 30 de junho, 06 e 07 de julho
Local: Calçadão da Sobral, Lago do amor, skate park e praça do relógio
Especial Cassia Eller por Gigliane Oliveira
Data: 06 de julho às 20h
Local: Casa do Rio
Cursos de música na EMAC
“De acordo com a publicação no Diário Oficial desta sexta-feira, 2, o edital para o preenchimento de novas vagas na unidade de ensino musical disponibiliza 951 matrículas nos cursos de formação inicial.
O cronograma de inscrições presenciais informa que os membros da comunidade, ou seja, os candidatos com idade igual ou superior a 18 anos, devem efetuar sua matrícula na próxima segunda-feira, 5.
Neste ano letivo, a referida instituição pública oferecerá formações nas áreas de musicalização infantil, canto, violão, piano/teclado, bateria, violino, ukulelê, guitarra e contrabaixo.”
Edital completo: https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2024/02/EDITAL-N%C2%B001-EMAC-2024-NOVAS-VAGAS-alterado.pdf
OFICINA
Oficina de Expressão Artística Livre
Data: 29 de junho às 15h
Local: Museu dos povos acreanos