EMPATE CULTURAL

Compartilhe



Quem não tem cultura, não tem dente
Nem mastiga, só engole. 
Seu Aldenor, mestre da Marujada Brig Esperança 

A cultura é um conceito amplo, onde o fazer artístico é uma de suas abrangências, mas há muito tempo se entendeu que o que não é natural, é cultural.
Adalberto Queiroz, cineasta, ativista cultural, ex-presidente do ConCultura.


O caminho a gente faz andando, o tempo a gente sente voando. Chegamos na metade do ano, tempo das alegrias juninas. Cada região tem suas inspirações, quando morei no sul era pinhão e quentão com gemada, já que nessa época a friagem era constante. Aqui no Acre a gente pula quadrilha, come milho de todo jeito e uma cerveja suja pra esfriar. Neste mês a gente pode aproveitar mais uma das maravilhas da nossa cultura popular, o nosso querido arraiá. 

Desde pequena eu “pulava” quadrilha, minha avó costureira fazia os melhores vestidos vermelhos com chita azul e eu já tinha meu par certo, o Juninho, meu primeiro melhor amigo. Os nossos ensaios na quadra da escola começavam meses antes, e no dia da apresentação era um misto de animação com frio na barriga. Até o fim do ensino médio continuei dançando quadrilha, ainda me lembro da lua cheia e dos acontecimentos desta última apresentação, pouco antes de deixar Rio Branco. 

A festa junina e suas quadrilhas, o carnaval e seus cortejos, a marujada, o jabuti bumbá, tudo isso e muito mais são maneiras de brincar, é cultura popular, é outra maneira de viver a vida. Como já disse São Tomás de Aquino “O brincar é necessário para levar uma vida humana” Ludus est necessarius ad conversationem humanae vitae. Diante da rigidez da vida, dos horários e do trabalho, precisamos da energia dos brincantes, dos que fazem cultura de rua, dos que levam a brincadeira a sério. A cultura e a arte nos permitem viver outro tempo, diferente do tempo mecânico dos tempos modernos. Mas a arte se confunde com a vida: as coreografias da quadrilha tem um sistema, a música tem um ritmo, a alegria também requer trabalho. Podemos aprender muito através das brincadeiras, da encenação, do teatro, da dança ou de outros lugares mais improváveis. Experimente. 

Andréia Farias é arquiteta e urbanista com especialidade em patrimônio cultural, além de fotógrafa e artista visual. Acreana com um pé no mundo, interessada em questões de arte, cultura e identidades na Amazônia.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

O objetivo dessa coluna é centralizar e divulgar os eventos culturais na Amazônia. Começamos com Rio Branco, mas podem mandar eventos culturais de outras cidades acreanas ou de estados vizinhos, como Amazonas e Rondônia. Para ajudar nessa divulgação você pode fazer sua sugestão no formulário: https://forms.gle/5aA1bVLmBPFXx9cDA

Você também pode me contactar pelo instagram @_impar_ ou pelo email andreiafarias12@gmail.com. 

07/06 a 14/06

EVENTOS 

Encantes para todos
O escritor Antonio Alves realiza nesta sexta-feira, 07 de junho, mais um evento do projeto “Encantes para Todos”. O encontro, que acontece no Lar Vicentino, tem como objetivo proporcionar um momento de troca com o público, compartilhando e divulgando a obra “Encantes – Livro Um” através de contações de histórias e música.

Data: 07 de junho, às 15 horas
Local: Lar Vicentino. Avenida Nações Unidas, 1653, Bairro 7° BEC



Projeto Chico, o sambista
Em comemoração aos 80 anos de Chico Buarque, o projeto Chico, o Sambista promove duas ações na capital acreana. A primeira ação será um show cênico musical, intitulado Minha Vida nas Canções de Chico, onde conta a história de vida de uma mulher através das músicas do cantor.

Data: 14 de junho às 19h30
Local: Teatro da Usina de Arte João Donato 


Paz nas quebradas
O evento Paz nas Quebradas é uma projeto realizado pelo Centro Acreano de Hip hop através do edital Arte pela Paz da fundação de cultura municipal Garibaldi Brasil. A programação conta com show de rap com a banda Coletivo Invasão, dança break com o grupo Sayajins Crew, mutirão de graffiti organizado pelo Centro Acreano de Hip Hop e convidades, serão 5h de muita arte com consciência social através dos 4 elementos do Hip hop acreano. Mais detalhes no instagram do centro acreano de hip hop @centroacreanodehiphop. 

Data: 08 de junho às 17h as 22h, gratuito
Local: Praça do Aroeira – Bairro Calafate 

Semana Cultural – Coletivo Errantes
Último dia da Semana Cultural do coletivo Errantes no Parque Seringal Capitão Ciríaco. O evento será marcado por guias pela mostra artística feita pelos Errantes, rodas de conversas com os artistas e oficinas de pintura e desenho de observação pela parte da manhã, e pela parte da tarde estaremos nos unindo a comunidade na prática de modalidades como futebol e vôlei.

Data: 08 de junho, às 8h às 16h30, gratuito
Local: Parque Capitão Ciríaco, travessa Cabanelas, bairro 6 de agosto.



Café Passado – Francisco Firmino e convidados
Durante as sextas-feiras do mês de junho, os visitantes do Museu dos Povos Acreanos serão recebidos com cafezinho. Eles poderão compartilhar boa prosa, repleta de cantoria e de causos a respeito das peculiaridades em diversas culturas que compõem os povos acreanos.

Data: Sextas-feiras, às 16h30
Local: Átrio Catraia do Museu dos Povos Acreanos



DANÇA

Mostra de Dança – Túnel do tempo
Nesta ocasião serão apresentadas coreografias de ballet clássico estilo livre, jazz dance, dança contemporânea e jazz funk. Além disso teremos convidados especiais embalando ritmos como samba, soltinho e dança do ventre. classificação indicativa livre para todos os públicos. Mais informações: @balance.bale 

Local: Cine Teatro Recreio
Data: 14, 15 e 16 de junho às 19h
Ingressos: R$ 30 (inteira) ou R$ 15 (meia) 



MÚSICA

Samba do Cajueiro
Roda de samba e feirinha com empreendimentos parceiros. Mais informações: @pixelsteakburguer

Data: 8 de junho às 16h
Local: Pixel Steak Burguer



FESTAS POPULARES E FEIRAS

Feira de quintal
Data: 08 e 09 de junho, 17h às 21h
Local: Rua Quintino Bocaiúva, 1606. Bosque.



Arraiá da EMAC
Data: 08 de junho às 16h
Local: Escola de Música do Acre


Arraial renovação da amizade
Data: 08 de junho – 18h e 09 de junho – 17h
Local: CEBUDV – Núcleo João Lango Moura. Estrada de Porto Acre (em frente ao Café Contri)



1º Esquenta de São João
Com apresentação de Sandra Melo, Lambada e Catarina, banda de forró pé de serra e os campeões do Circuito Junino de 2023, a quadrilha junina Matutos na Roça.

Sexta-feira: Forró pé de serra, bingos, comidas típicas e brinquedos.
Sábado: Apresentação Lambada e Catarina, Sandra Melo e bingos.
Domingo: Forró de pé de serra, brinquedos e quadrilha Matutos na Roça.

Data: 07, 08 e 09 de junho, 18h às 00h.
Local: Quarta Ponte – cadeia velha.



Ecoflores, Feira de Economia Solidária e Popular
O evento visa fortalecer e valorizar os empreendimentos produtivos, por meio de políticas públicas de desenvolvimento sustentável e oferece uma ampla variedade de produtos e serviços, como por exemplo, jardinagem, artesanato, movelaria, cerâmica, brinquedos, bazar, artes plásticas, economia criativa e agricultura familiar. Com opções para toda família a feira dispõe de 150 expositores vindos de diversos municípios do Acre.

Sexta-feira – 7 de junho
8h-12h: Oficina temática da agricultura familiar e economia solidária, no Horto Florestal, com o tema “Explorando oportunidades: a contribuição do Ifac Transacreana para a comunidade através dos cursos e serviços”
18h Encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)

Sábado – 8 de junho
9h – 12h: Oficina “Empreendedorismo e possibilidades de incubação”, no Horto Florestal. Responsável: professora Gabriela Cunha de Oliveira (Ifac)
18h: Encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)

Local: Horto Florestal de Rio Branco.
Data: 05 à 09 de junho, das 8h às 20h.



OFICINAS

Oficina KENEYA 

Oficina que navegará pela cultura e costumes Huni Kuin: danças, músicas, pintura corporal, linguagem, oralidade da história indígena do Acre, plantas medicinais, feitura de Kuripe, comida, comemorações e tudo mais que esses encontros irão proporcionar. Mais informações: @ceccoartedeser

Data: Duas vezes por semana, até julho, das 14h às 17h
Local: Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser, localizado no Parque Capitão Ciríaco
Aberto ao público



Samaúma Vivificante: o Bem Viver e a educação feminina de(s)colonial
O programa de Extensão Curricular Samaúma vivificante torna público as inscrições para a 7ª Oficina do projeto de confecção dos absorventes ecológicos. E ainda: atividades educativas para as crianças, lanches e sorteios no encerramento.

Este projeto é uma realização da Universidade Federal do Acre (Ufac), com apoio do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular (CDDHEP), Movimento Negro Unificado do Acre (MNU-Acre) e Centro Comunitário São Marcos da Área Missionária Cidade do Povo.

Data: 07 de junho, das 14h às 17h.
Local: Centro Comunitário São Marcos (Cidade do Povo)

INFANTIL

Biblioteca pública Adonay Barbosa dos Santos
Contação de histórias no Espaço Criança: Toda terça e quinta-feira às 10h e 15h
Filmoteca : Sessão de cinema toda sexta-feira às 15h

Logomarca

Deixe seu comentário

VEJA MAIS