Para desanuviar olhos cinzentos e corações cansados, vem aí uma bonita agenda cultural para Rio Branco e região, com eventos que vão movimentar a cena teatral com espetáculos locais e internacionais e a continuação da programação do Festival Jovens do Futuro.
Começando pelo Festival Matias de Teatro de Rua, que acontece de 18 a 23 de setembro, ocupando as ruas de Rio Branco, Quinari, Bujari e Plácido de Castro. Este evento é uma verdadeira celebração das artes cênicas, reunindo 20 grupos de teatro de várias partes do Brasil para apresentações gratuitas. Financiado pela Funarte e pelo Governo Federal, o festival convida o público a vivenciar a essência do teatro de rua, trazendo cultura e diversão para todas as idades.
E não para por aí! Rio Branco também será o palco do FICATE – Festival Internacional de Cultura, Artes e Teatro, que acontece de 16 a 22 de setembro. Organizado pelas companhias Cataventos e Tantodela, o festival reunirá grupos e artistas de sete países da América Latina, transformando a cidade no epicentro da cultura latino-americana durante uma semana. Espetáculos como “Afluentes Acreanas” levarão o público a uma viagem pela história e tradições do Acre, enquanto performances como “Los Cuentos del Gabotino”, “Lorca” e “La Gitana Lula” prometem envolver a plateia em narrativas encantadoras e poéticas, com histórias que atravessam o tempo e o imaginário coletivo.
Dando sequência ao festival Jovens do futuro, temos uma edição especial do Cine Miração, em parceria com Mandala Filmes e Saci Filmes, trazendo para o público o icônico filme “Iracema: Uma Transa Amazônica”, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Este clássico do cinema brasileiro, estrelado por Paulo César Pereio, explora as transformações sociais e ambientais da Amazônia na década de 1970, refletindo temas que seguem atuais até hoje. Após a exibição, haverá um debate com @spartakusmc, proporcionando uma oportunidade única para refletir sobre as questões levantadas pelo filme e discutir os desafios contemporâneos da região amazônica. O Cine Miração é um cineclube itinerante que leva o melhor do cinema brasileiro para os espaços públicos de Rio Branco e Acre. Não perca essa noite de cinema e reflexão, com entrada totalmente gratuita!
Para todos os públicos teremos a contação de história do livro “A História de Chiquinho”. Baseada no livro homônimo de Walquíria Raízer, com ilustrações de Ziraldo, essa apresentação traz a atriz e contadora de histórias Glau Ramires e o cartunista Fabiano dos Santos em uma performance lúdica e cativante. A história aborda de forma leve e criativa a vida de Chico Mendes, usando fantoches de amigurumi e ilustrações feitas ao vivo, trazendo um toque contemporâneo ao legado do ativista. A companhia Esperançar pretende, através do espetáculo, manter viva a essência da obra e ampliar o alcance da mensagem de preservação e luta pela natureza deixada por Chico Mendes.
Não perca a chance de prestigiar e vivenciar a arte em suas múltiplas formas!
Andréia Farias é arquiteta e urbanista com especialidade em patrimônio cultural, além de fotógrafa e artista visual. Acreana com um pé no mundo, interessada em questões de arte, cultura e identidades na Amazônia.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
O objetivo dessa coluna é centralizar e divulgar os eventos culturais na Amazônia. Começamos com Rio Branco, mas podem mandar eventos culturais de outras cidades acreanas ou de estados vizinhos, como Amazonas e Rondônia. Para ajudar nessa divulgação você pode fazer sua sugestão no formulário: https://forms.gle/5aA1bVLmBPFXx9cDA
Você também pode me contactar pelo instagram @_impar_ ou pelo email andreiafarias12@gmail.com.
13/08 a 20/09
A história de chiquinho – Contação de historias
Data: 14 de setembro
Local: Cine Teatro Recreio
Baseada no livro infantil ‘A história de Chiquinho, de Walquíria Raízer e com as encantadoras ilustrações de Ziraldo, a contação traz a atriz e contadora de histórias Glau Ramires e o cartunista Fabiano dos Santos. Sob a perspectiva infantojuvenil, a contação retrata de forma encenada e lúdica a vida e a luta do ambientalista Chico Mendes.
Utilizando fantoches de amigurumes e criando ilustrações ao vivo, a companhia Esperançar propõe uma releitura da obra, em uma proposta de narrativa contemporânea, sem perder a essência e ampliando o alcance do discurso e da missão deixados pelo ambientalista Chico Mendes.✊🏽
Cine Miração com “Iracema: uma transa amazônica”
Data: 14 de setembro às 18h
Local: Cine Teatro Recreio
Em parceria com @mandala_filmes e @sacifilmes, o Cine Miração convida você para assistir “Iracema: uma transa Amazônica” de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, seguido de um debate com @spartakusmc.
O filme é um marco do cinema brasileiro e retrata as profundas transformações sociais e ambientais na Amazônia durante a década de 1970, um período de intensas mudanças.
O filme, estrelado por Paulo César Pereio, continua mais atual do que nunca.
Cine Miração é um cineclube itinerante que leva o melhor do cinema brasileiro, clássico e contemporâneo, direto para as ruas e espaços públicos de Rio Branco e do Acre. 🎬
Nesta edição especial, o Festival Jovens do Futuro se une ao Cine Miração para proporcionar uma noite de cinema e reflexão que você não pode perder! ✨
🎟️ ENTRADA GRATUITA!
O projeto Cine Miração foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação Elias Mansour, com realização da Mandala Filmes e Saci Filmes.
TEATRO
Festival Matias de Teatro de Rua
Data: 18 a 23 de setembro
Local: Rio Branco, Quinari, Bujari e Plácido de Castro – AC
Vem aí o Festival Matias de Teatro de Rua, que reúne artistas locais e grupos convidados de diversos lugares do Brasil.
De 18 a 23 de setembro, as cidades de Rio Branco, Quinari, Bujari e Plácido de Castro, no
Acre, serão palco de espetáculos incríveis com 20 grupos de teatro de diversas partes do Brasil. Uma celebração da arte e da cultura que você não pode perder!
Financiado pela Funarte e Governo Federal, o festival promete movimentar as ruas e encantar o público com apresentações gratuitas para todas as idades. 🎭✨
Marque na agenda e venha prestigiar o teatro de rua em sua essência!
Prepare-se para seis dias incríveis de arte, cultura e muita diversão pelas ruas da cidade.
Acompanhe no Instagram @festivalmatiasdeteatroderua
❗️programação completa em breve.
Este projeto foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO À AÇÕES CONTINUADAS 2023.
FICATE – Festival Internacional de Cultura, Artes e Teatro
Data: 16 a 22 de setembro
Local: Rio Branco
O FICATE – Festival Internacional de Cultura, Artes e Teatro acontecerá de 16 a 22 de setembro em Rio Branco (AC), promovido pelas @ciacataventos e @ciatantodela.
O festival reunirá grupos e artistas de sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru. Rio Branco será o epicentro da cultura latino-americana.
Programação:
Afluentes Acreanas
Data: 16 de setembro
Local: Rio Branco
“Afluentes Acreanas” vai te levar a uma viagem pelas águas do Rio Acre!
Embarque nessa jornada pelos afluentes da nossa história! “Afluentes Acreanas” é um espetáculo teatral que vai te fazer navegar pelas curvas do Rio Acre, relembrando os nomes e personagens que construíram o estado como conhecemos hoje. Com a narrativa envolvente de contação de histórias, vamos juntos mergulhar nas raízes culturais e históricas do Acre! 🌿✨
🏆 Desde sua estreia em 2020, “Afluentes Acreanas” já coleciona prêmios, com destaque para os reconhecimentos em Literatura (2020 – Rio Branco) e Teatro (2021 – São Paulo).
🗣 Classificação: Livre
🗣 Língua: Português
Não fique de fora dessa! Vem viver a história do Acre com a gente! 🎭🌍
Los cuentos del Gabotino
Data: 16 de setembro, 10h e 16h
Local: Escola padre peregrino
Gabotino é um contador de histórias diferente de tudo que você já viu! Em sua jornada, ele busca o bem sem usar violência ou armas letais. Na sua nova aventura, ele enfrenta piratas e bruxas malvadas, mas sempre com criatividade e elementos mágicos escondidos para superar os desafios. 🌟
A peça é uma celebração da imaginação das crianças, incentivando o uso da criatividade ao invés do tempo excessivo em celulares e computadores. 💡📚
🗣 Classificação: Livre
🗣 Língua: Espanhol
🎭 Não perca essa oportunidade de viajar nesse mundo mágico!
Lorca
Data: 17 e 20 de setembro, 15h e 18h30
Local: Escola Sebastião Pedrosa e Sesc Centro
Prepare-se para uma imersão poética com Lorca 🌹✨
Diretamente do Chile, Lorca é uma adaptação livre que nos leva aos últimos momentos do famoso poeta Federico García Lorca. Em um confronto direto com o pelotão de fuzilamento, ele revisita momentos marcantes de sua vida em uma poderosa ficção teatral. O espetáculo reflete sobre o destino, a vida e a memória, tudo com uma sensibilidade única.
🎭 Uma obra que promete emocionar e transportar o público aos profundos dilemas de Lorca. Não perca essa incrível experiência!
🗣 Classificação: Livre
🗣 Língua: Espanhol
La Gitana Lula
Data: 18 e 19 de setembro
Local: Escola Mario de Oliveira e Serafim Salgado
La Gitana Lula está chegando do México para encantar com histórias mágicas e envolventes✨
A viajante Gitana Lula já passou por muitos lugares ao redor do mundo, trazendo na bagagem contos como “Por que os Elefantes são Cinzas”, “O Julgamento da Natureza” e “A Fábrica de Sonhos”. Agora, ela vem diretamente do México para o FICATE 2024, pronta para compartilhar essas histórias com você! 📖💫
Prepare-se para uma experiência incrível, onde a imaginação corre solta e nos faz refletir sobre o mundo ao nosso redor. Uma apresentação para todas as idades, cheia de magia e emoção! 🌟🎭
🗣 Classificação: Livre
🗣 Língua: Espanhol
Não perca essa oportunidade de viver a magia das histórias com La Gitana Lula! 💫
Raízes Vivas
Data: 13, 17 e 24 de setembro
Local: Centro da Juventude da Cidade Nova no primeiro dia.
A Cia. Gartauja de Artes Cênicas, convida você para a Mostra Cênica “Raízes Vivas”
Venha prestigiar nossos espetáculos!
Espetáculo RADIO SERINGAL
No dia 13/09 (sexta-feira)
Na sala de dança do Centro da Juventude da Cidade Nova às 19:30 da noite. Dia 17 en Senador Guiomard e 24 em Placido de Castro
“Rádio Seringal” retrata a luta pela emancipação do Acre, através do rádio a voz dos que ajudaram a moldar a história do estado. A peça celebra a resistência e o papel crucial do seringueiro na independência do Acre em 1903 e sua elevação a estado em 1962, com muita música de época o trabalho fica mais leve cenicamente.
Dramaturgia: Regina Maciel.
A entrada é gratuita e todos são bem-vindos! Para mais informações, siga nossas redes sociais: @ciagaratujadeartescenicas