EMPATE CULTURAL

Compartilhe



Agosto chegou e junto com ele vários eventos para sacudir a poeira e energizar esse começo de mês. Vamos chegando, que juntos somos mais fortes e felizes. 

Começando com o tradicional Carnaval Fora de Época no Conjunto Esperança, com programação musical na sexta e sábado, além de bloco infantil na tarde de domingo. Neste fim de semana, também para os pequenos, temos uma apresentação de teatro inspirada no universo do escritor espanhol Federico Garcia Lorca, através do projeto Palco Giratório no Teatro de arena do SESC, com a peça de teatro Quatro Luas que conta a história de um jovem cigano órfão.

Neste sábado acontece a segunda edição da Caminhada Rio Branco Negra, organizada pela Destino Acre e conduzida pela socióloga Jayce Brasil, sempre um poço de conhecimento e sabidurias. Ela apresenta a cultura negra em nosso território, em uma caminhada pelo centro da cidade, culminando no Parque Capitão Ciríaco. Combinando com o evento da noite, pois o grupo Maracatu Pé Rachado promove o Festival Afro Integrado, visando valorizar a negritude em todas suas manifestações, contando com diferentes atrações e manifestações culturais, acolhidos no espaço da Usina de Arte, a programação é rica e extensa. 

Outra ótima opção para a noite de sábado é o Cine Loucura na Casa do Poeta, onde será exibido o filme “Nise: O coração da loucura”, com uma discussão conduzida por Fabiano Carvalho sobre a saúde mental. Se você ainda não conhece esse espaço cultural de Rio Branco, aproveite a oportunidade! 

Nos próximos dias, acontecem três eventos de moda circular, começando com o Festival de Brechós no Horto Florestal, durante o fim de semana. Ótimo para quem ama garimpar em brechó (eu) e encontrar novas peças de roupa de maneira sustentável e barata. 

Durante a semana, um mergulho em nossa história através da cultura e arte: O espetáculo de teatro Vozes do Seringal, com histórias e personagens inspirados dos seringais acreanos. Também acontece a comemoração de 1 ano de inauguração do Museu dos Povos Acreanos, com uma grande programação especial, de terça a domingo. Uma ótima maneira de trazer a população para se apropriar deste espaço museal, celebrando a sua própria história. As opções são variadas, confira todas as informações em detalhes a seguir.

Andréia Farias é arquiteta e urbanista com especialidade em patrimônio cultural, além de fotógrafa e artista visual. Acreana com um pé no mundo, interessada em questões de arte, cultura e identidades na Amazônia.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

O objetivo dessa coluna é centralizar e divulgar os eventos culturais na Amazônia. Começamos com Rio Branco, mas podem mandar eventos culturais de outras cidades acreanas ou de estados vizinhos, como Amazonas e Rondônia. Para ajudar nessa divulgação você pode fazer sua sugestão no formulário: https://forms.gle/5aA1bVLmBPFXx9cDA

Você também pode me contactar pelo instagram @_impar_ ou pelo email andreiafarias12@gmail.com. 

02/08 a 09/08

EVENTOS

Carnaval Esperança Folia fora de época
Tradicional em Rio Branco, o Carnaval Esperança Folia 2024 inicia nesta sexta-feira (2) na Rua Euclides da Cunha, em Rio Branco. O evento é uma marca registrada do bairro Conjunto Esperança desde quando começou em 2002, organizado por Francisco Limeira, conhecido como ‘Sargento’. Nos dois dias de Carnaval, a festa inicia às 19h e termina meia noite. Diversos nomes da música acreana vão se apresentar, como Edu Casseb, Ricardo Moral e Átila Miller, DJ R-Bader, Sandra Melo, Cobras Dance, Gugu do Cavaco, Levada do Guetto e Álamo Kário.

Programação 2024 

2/08 (Sexta-feira)
19:30h – DJ Richard Bader
20:30h às 22h – Banda Ricardo Moral e Átila Miller
22h às 00h – Eduardo Casseb: O Safadão

3/08 (Sábado)
19h:30h às 20:20h – Os cobras Dance
20:20h às 21:50h – Banda Levada do Gueto
21:50h às 23:20h – Álamo Kário e Banda
23:20h às 00:50h – Sandra Melo e Banda

4/08 (Domingo)
Bloco Infantil “Papai Tira a Ressaca”
15h – Dj
18h – Banda Ricardo Moral e Átila Miller


Festival AFRO-integrado

“Ô meu povo peço licença
Para poder aqui chegar
Maracatu Pé Rachado
É quem vai se apresentar
Trago meu baque virado
Com carinho e animação
Ô maninha, ô maninho
Vem brincar nessa viração”

No próximo dia 3 de agosto, a Usina de Arte João Donato será palco da 2ª edição do Festival Afro Integrado. O evento, que terá início às 18h, contará com uma ampla oferta de atividades, incluindo a abertura da praça de alimentação e do bar. Os visitantes poderão apreciar exposições fotográficas e participar de oficinas de tranças nagô com a Gama Braids (@gamabraids). Além disso, a Feira Empreendedora reunirá o Trz Crew Graffiti e Arte e o Erusin Ateliê.

A programação cultural começará às 19h, com apresentações de diversos artistas. O lineup inclui Anderson Liguth (@samba_do_liguth), Spartakus MC (@spartakusmc), Saliza (@salizarte), Slam das Minas Acre (@slamdasminasac), e o Grupo Balseiro (@balseiro.ac). O destaque do evento será o show principal do grupo Maracatu Pé Rachado, que contará com a participação das dançarinas afro Egbon Nádia de Oya (@nadiaguiar.cre) e Iyalorixá Awraomim (@c.m_pantera). As apresentações ocorrerão no teatro da Usina de Arte João Donato.

Data: 03 de agosto, a partir das 18 horas
Local: Usina de Arte João Donato


Comemoração de 1 ano do Museu dos Povos Acreanos
A semana de programação especial vai de 6 a 11 de agosto. Com exposições, roda de conversa, apresentações culturais e muito mais, segue a programação:

6 DE AGOSTO – TERÇA-FEIRA

Galeria Sansão Pereira
18h – Vernissage da Exposição Hélio Melo

7 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA

Galeria Sansão Pereira
Das 9h às 18h – Exposição Hélio Melo

Átrio Catraia
Das 9h às 18h – Exposição Seringais

8 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA

Galeria Sansão Pereira
Das 9h às 18h – Exposição Hélio Melo

Átrio Catraia
Das 9h às 18h – Exposição Seringais

Visita Guiada Especial
Horários: 9h – 10h – 11h – 13h – 14h – 15h – 16h – 17h

9 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

Galeria Sansão Pereira
Das 9h às 18h – Exposição Hélio Melo

Átrio Catraia
Das 9h às 18h – Exposição Seringais

Às 16h – Café Passado (com Francisco Firmino e Tereza de Jesus – parteira, artesã e professora).

Auditório Florentina Esteves
Às 14h30 – Roda de discussão sobre Revolução Acreana e sorteio de brindes;
Profs: Odiceula Souza, Igor Araújo e Valmir Freitas)

Praça Meandros
Apresentação Banda de Forró Trio Parada Dura

10 DE AGOSTO – SÁBADO

Galeria Sansão Pereira
Das 9h às 18h – Exposição Hélio Melo

Átrio Catraia
Das 9h às 18h – Exposição Seringais

Auditório Florentina Esteves
Às 14h – Lançamento do Livro: Curar-se – O segredo da autocura no alcance das suas mãos – Moisés Matias

Átrio Catraia
Às 17h – Apresentação teatral

11 DE AGOSTO – DOMINGO

Galeria Sansão Pereira
Das 9h às 18h – Exposição Hélio Melo

Átrio Catraia
Das 9h às 18h – Exposição Seringais

Praça Meandros
As 16h30 – Vivências indígenas

Às 16h30 – Roda de Capoeira (Mestre Caju)



Caminhada Rio Branco Negra
A próxima caminhada cultural em Rio Branco terá início no Museu dos Povos Acreanos, localizado na Avenida Epaminondas Jácome, Centro. A atividade, conduzida pela socióloga Jayce Brasil, começará às 9h e seguirá um roteiro que inclui o Novo Mercado Velho, a Passarela Joaquim Macedo, a Rua África e o Parque Capitão Ciríaco.

O evento é promovido pela Agência Destino Acre em parceria com a Guia Negro. Os interessados em participar podem adquirir ingressos por R$ 50,00 através do link: Sympla – Caminhada Rio Branco Negra.

Data: 03 de agosto, às 15h30
Local: Ponto de partida – Museu do Povos Acreanos



CINEMA

Cine loucura apresenta Nise: O coração da Loucura
A AMARTE – Associação de Amigues do CECCO Arte de Ser, com apoio do Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser – SESACRE, Café com Poesia e FGB, através da Emenda Parlamentar 11/24 do vereador Rutênio Sá, convida para a Projeção do filme, Nise: O coração da Loucura.

A projeção faz parte do projeto Ser Poesia, parceria entre o CECCO Arte de Ser e o Café com Poesia, com o objetivo de realizar encontros e oficinas que combinam reflexões sobre saúde mental com diversas linguagens artísticas. Além disso, busca socializar o trabalho dos artistas do CECCO com a comunidade e proporcionar experiências artísticas para todos. Após o filme, o Psicólogo Fabiano Carvalho fará uma apresentação sobre a metodologia Nise da Silvera, de promoção da saúde mental. Entrada Livre.

Data: 03 de agosto, às 19 horas
Local: Casa do poeta (Rua Edmundo pinto 140, conjunto bela vista)



Arraial da UFAC
A UFAC e o DCE, realizarão nos dias 09 e 10 de agosto Arraial com comidas típicas, bingos, shows, apresentações de quadrilhas e muito mais! 

Data: 09 e 10 de agosto às 18h
Local: Centro de Convenções do campus sede



FEIRAS

Festival de brechós
O evento de moda circular será realizado com a participação de mais de 25 brechós selecionados, oferecendo peças a partir de R$5,00, e contará com uma variedade de atrações, incluindo música ao vivo, artesanatos, plantinhas, bingos gratuitos, upcycling, massoterapia e gastronomia artesanal.

Data: 03 e 04 de agosto das 9h às 18h
Local: Horto Florestal



Feira coletivo de brechós
Data: 07 de agosto das 8h às 18h
Local: O casarão



Feira das Moças
Um evento gratuito que reúne empreendedorismo feminino e samba e será animado pelas Moças do Samba. 

Data: 10 de agosto às 19h
Local: O Casarão

TEATRO

Quatro luas
O Palco Giratório 2024, um dos maiores projetos de circulação de artes cênicas do Brasil, abre suas cortinas com o Bando Coletivo de Teatro de Pernambuco. O grupo apresenta o espetáculo infantil “Quatro Luas”, nos dias 3 e 4 de agosto, às 19h, no Teatro de Arena do Sesc. No dia 5 de agosto, também às 19h, acontece o “Pensamento Giratório”, um bate-papo com o grupo sobre o espetáculo e sua trajetória.

“Quatro Luas” é um espetáculo de teatro para infância com formas animadas e música ao vivo, inspirado no universo do escritor espanhol Federico Garcia Lorca. O espetáculo é contado e interpretado por um grupo de ciganos reunidos sob a sombra de uma velha árvore e a narrativa é baseada na história de Federico, um jovem ciganinho órfão que era fascinado pela Lua Cheia e tinha o sonho de subir em um cometa e voar bem alto em direção às estrelas, até conseguir alcança-las.

Data: 03 e 04 de agosto às 19h
Local: Teatro de arena do Sesc



Vozes do Seringal
A peça apresenta histórias contadas por pessoas que viveram nos seringais da região do Acre, homens e mulheres que com muita garra e luta, “construíram” o estado. Por meio das vozes de nossos avós, pais, mães, tios e tias que tiveram grande parte de suas vidas nos seringais, a peça transporta a plateia para o coração da floresta amazônica, onde as vozes do passado ecoam através de personagens que enfrentam as adversidades da vida nos seringais.

Data: 06, 07, 09 e 10 de agosto às 20h, gratuito.
Local: Usina de Artes João Donato



OFICINA

Corpos dissidentes na rua
Estão abertas as inscrições para a oficina “Corpos Dissidentes na Rua”, ministrada pela artista paraibana Jinarla, em parceria com a Usina de Artes João Donato. Selecionada pelo Edital Arte na Bagagem do Governo da Paraíba, a oficina busca estimular a confiança para performances em espaços públicos e explorar a complexidade das relações urbanas. Jinarla, com experiência desde 2015, compartilhará métodos da sua performance “Meu sangue, Teu sangue”, apresentada na Paraíba, México e Portugal. 

Vagas limitadas e o encerramento das inscrições é no dia 07/08. Inscrição on-line aqui.

Data: 10 de agosto, 9 às 12h e 15h às 17h
Local: Usina de Artes João Donato



EDITAL CULTURAL

Fundo estadual de cultura
A Fundação de Cultura Elias Mansour – FEM, tornou público o Edital de Incentivo Direto à Cultura. Com o objetivo de selecionar projetos nas áreas de Artes, Patrimônio Cultural, Humanidades, Culturas Populares, Culturas Indígenas, Culturas Afro-Brasileiras, Culturas Urbanas, Artes Digitais e Visuais e outras manifestações culturais. 

Esses projetos podem abranger Produção, Formação, Capacitação, Pesquisa, Divulgação, Circulação, Intercâmbio, Preservação e Inovação. Os projetos selecionados devem contribuir para o desenvolvimento artístico-cultural dos 22 (vinte e dois) municípios do Estado do Acre, ampliando o acesso da população aos bens e serviços culturais, promovendo a inclusão social e a diversidade cultural, e apoiando a produção e a expressão cultural em suas mais variadas formas e linguagens.

Data: Até 21 de agosto

Logomarca

Deixe seu comentário

VEJA MAIS