O calor e a luz são essenciais para a criação da vida, nós temos isso em abundância no Acre, especialmente na forma de calor humano, essencial para gerar novas ideias e movimentos. Os eventos culturais da semana envolvem muitas mãos, gostos e estilos.
Neste fim de semana o maior evento de culturas urbanas acontece em Rio Branco, com espaço para oficinas, apresentações artísticas e campeonatos musicais. Assim como o evento Tanabata Matsuri, para quem gosta de cultura japonesa e nerd, contando com exposições, feiras, comidas orientais, oficinas, cosplay e muito mais. Além disso, no sábado temos a segunda edição do Sarau das Moças na Usina de Arte, com uma grande oferta cultural e de artesanato produzida por mulheres empreendedoras da região.
Na segunda-feira, na CECCO Arte de Ser, acontece uma oficina de pintura com pigmentos naturais, algo muito interessante para os artistas locais e todos que se interessam por arte, por facilitar o acesso a pinturas e pigmentos com materiais disponíveis na própria natureza, com a diversidade de cores amazônicas. Confira a programação completa abaixo.
Andréia Farias é arquiteta e urbanista com especialidade em patrimônio cultural, além de fotógrafa e artista visual. Acreana com um pé no mundo, interessada em questões de arte, cultura e identidades na Amazônia.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
O objetivo dessa coluna é centralizar e divulgar os eventos culturais na Amazônia. Começamos com Rio Branco, mas podem mandar eventos culturais de outras cidades acreanas ou de estados vizinhos, como Amazonas e Rondônia. Para ajudar nessa divulgação você pode fazer sua sugestão no formulário: https://forms.gle/5aA1bVLmBPFXx9cDA
Você também pode me contactar pelo instagram @_impar_ ou pelo email andreiafarias12@gmail.com.
26/07 a 02/08
Acre Graffiti 2024
Festival Internacional De Culturas Urbanas. 3° Edição – Tema: “Bora colorir o Acre”
Data: 26 a 28 de Julho
Local: Quadra Poliesportiva 6 de agosto
Tanabata Matsuri
O Tanabata Matsuri é um festival de origem nipônica, que tem suas origens a aproximadamente de 1.150 anos e teve origem na lenda “O Vaqueiro e a Tecelã”. O nome faz referência a sétima noite do sétimo mês do ano, entretanto será realizado apenas no fim deste mês de julho em terras acreanas, nos dias 27 e 28, no Sesc Bosque, a partir das 14 horas. O evento é uma parceria entre a Associação dos Nerds do Acre (Anac) e a Associação Nipo-Brasileira do Acre (Anba), para celebrar e difundir a cultura japonesa no estado.
Data: 27 a 28 de Julho, das 14 as 20 horas.
Local: SESC Bosque
Festival AFRO-integrado
Prepare-se para um dia de muita musica e arte afro-brasileira! No dia 3 de agosto, na Usina de Arte João Donato, será realizado um evento que contará com uma programação rica, composta por artistas locais, fortalecendo o movimento cultural negro de Rio Branco.
Data: 03 de agosto, a partir das 18 horas.
Local: Usina de Arte João Donato
Sarau das moças
Um evento com atrações para todas as idades e perfis. Uma reunião de diversas linguagens artísticas e de artistas locais.
Com fotografia, dança, contação de histórias, cinema, poesia, teatro, música, empreendedorismo feminino, comidas regionais e lanches, artesanato e vários outros itens produzidos por mulheres daqui da nossa cidade.
Um projeto produzido pela Acreativa Produções e realizado por Narjara Saab, financiado pela Lei Paulo Gustavo através da Fundação Garibaldi Brasil com apoio da Fundação Elias Mansour e do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do Acre.
Data: 27 de julho, a partir das 16 horas.
Local: Usina de Arte João Donato
OFICINA
Oficina de pintura com pigmentos naturais
Este encontro faz parte do projeto Ser Poesia, parceria entre o CECCO Arte de Ser e o Café com Poesia, com o objetivo de realizar encontros e oficinas que combinam reflexões sobre saúde mental com diversas linguagens artísticas. A iniciativa visa promover a autonomia, a valorização pessoal e a convivência entre pessoas com e sem transtornos mentais. Além disso, busca socializar o trabalho dos artistas do CECCO com a comunidade e proporcionar experiências artísticas para todos. Esses encontros incentivarão a criação, a troca de conhecimentos, a convivência diversa e a expressão individual autêntica, oferecendo novas perspectivas estéticas sobre a arte e a vida. Entrada Livre.
Para se inscrever acesse o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdS5IOjgr2CGnFppzNEWz9A8vhUB4rueAZhjWoqav1DypPqUw/viewform
Data: Segunda-feira, 29 de julho, das 08 às 11h e das 14 às 17h
Local: CECCO Arte de Ser, no Parque Capitão Ciríaco.
ARTES VISUAIS
Vernissage da exposição Caminhos Cromáticos
A exposição Caminhos Cromáticos convida você a embarcar em uma viagem pelo universo das cores. Organizada pelos alunos do Curso Livre de Aquarela da Usina de Arte João Donato, esta mostra exalta a diversidade e a beleza das paisagens de Rio Branco – Acre, capturando a essência da paisagem e arquitetura locais, a riqueza dos frutos e flores da região, além de retratos monocromáticos.
Cada aquarela representa o entendimento e a aplicação da teoria cromática. Através das técnicas de aquarela, os alunos exploraram a interação das cores, desde suas aplicações e combinações harmônicas até os contrastes mais ousados.
Venha descobrir como as cores podem contar histórias, evocar memórias e transformar os temas em nuances que apenas a aquarela pode proporcionar, onde cada cor tem uma voz e cada pincelada abre um caminho a seguir.
Data: 26 de julho, a partir das 19 horas.
Local: Usina de arte João Donato
INFANTIL
Arte na comunidade apresenta: Escovinha mágica
O projeto “Arte na Comunidade Iniciação Teatral” apresenta “Escovinha Mágica”, uma peça encantadora que mistura magia, humor e importantes lições sobre higiene bucal. Momento de divertiverção e aprendizagem com quatro crianças, e os duendes Crispim, carrapato e as fadas madrinhas dentistas! Financiando pelo edital LPG Arte e Patrimonio 007/2023 da Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour – FEM, através da Lei 195/2022 Paulo Gustavo
Data: 28 de julho, 18 horas.
Local: Cine Teatro Recreio
MÚSICA
Especial Cassia Eller com Gigliane Oliveira
Data: 27 de julho, 20 horas.
Local: Casa do Rio