
dos varadouros de Rio Branco
O governo do Acre decretou, nesta segunda-feira, 10, em edição extra do Diário Oficial, situação de emergência em razão do aumento do nível dos rios Acre, Juruá, Purus e Envira, que ultrapassaram as cotas de transbordamento. A medida tem validade de 180 dias. De acordo com o decreto, os municípios mais afetados receberão apoio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) para minimizar os impactos das enchentes.
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) acompanhará as condições hidrometeorológicas em tempo real, enquanto a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) prestará suporte às famílias atingidas e o Corpo de Bombeiros atuará em resposta aos desastres relacionados à emergências sociais e ambientais.
O governador Gladson Cameli (PP) destacou a necessidade de ações rápidas para garantir a segurança da população. “Estamos mobilizando toda a estrutura do estado para atender as pessoas afetadas por essa situação. Nossa prioridade é proteger vidas e minimizar os danos causados pelas chuvas. Vamos atuar em conjunto com os municípios e o governo federal para garantir assistência imediata e eficaz”, afirmou Cameli..
Além das ações emergenciais, o decreto autoriza medidas administrativas urgentes para a instalação de abrigos, fornecimento de insumos e mobilização de recursos para o enfrentamento da crise.
Rio Acre em tendência de alta
Desde ontem, na capital, o rio Acre continua em elevação de volume. Dos 14,20m registrados ao meio-dia de segunda, 10, hoje ele já marcava, no mesmo horário, 14,33m. Uma das altas mais expressivas aconteceu em Brasiléia; de 5,74m detectados ontem, o rio Acre media nesta terça, 8,54m. No município, a cota de alerta é de 9,80m e de transbordo de 12,87m. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), Brasiléia registrou, nas últimas 24 horas, o maior índice pluviométrico do estado: 86,6 mm, seguida por Assis Brasil (38,4 mm).
A intensificação das chuvas no Alto Acre causa impactos diretos no nível do rio Acre na capital, já que todo este volume de água acumulada desce para a região baixa do manancial – que já se encontra em situação de transbordo. Principal afluente do rio Acre na região de Rio Branco, o Riozinho do Rola também segue em elevação de seu nível. Dos 12,82m de ontem, nas primeiras horas de hoje estava em 13,25m. (Com informações da Agência de Notícias do Acre)