dos varadouros de Rio Branco
Na próxima quinta-feira, dia 23, às 19h, o Cine Teatro Recreio será palco de uma exibição especial do documentário Empate, dirigido por Sérgio de Carvalho e produzido pela Saci Filmes. O evento marca a primeira apresentação em Rio Branco de um novo corte do filme, que acaba de sair do circuito comercial. A entrada é gratuita.
Empate ecoa a voz dos protagonistas do movimento seringueiro das décadas de 1970 e 1980, no Acre, refletindo como esse momento histórico continua a ecoar na Amazônia e no restante do mundo. O documentário lança luz sobre a luta pela preservação da floresta e dos direitos das comunidades que vivem dela, mantendo vivo o legado de Chico Mendes e de tantos outros que participaram dessa resistência.
Os empates foram a principal forma de resistência pacífica adotada pelos seringueiros e seringueiras do Acre contra a transformação da Floresta Amazônica em pasto para o gado. Formando correntes humanas com homens, mulheres e crianças, eles se colocavam de frente para tropas ou jagunços das fazendas cuja ordem era abrir caminho para a derrubada da mata – empatando, assim, a passagem da jagunçada.
A exibição é parte do projeto Cine Miração, iniciativa contemplada pelo Edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM) e da Mandala Produções.
O projeto busca democratizar o acesso ao cinema nacional e fomentar a formação de público em Rio Branco, levando obras marcantes do audiovisual brasileiro a diferentes públicos.
Não perca esta oportunidade de revisitar a história do Acre e da Amazônia com uma obra que inspira, emociona e provoca reflexão.
O quê: Exibição do documentário Empate
Quando: Quinta-feira, 23, às 19h
Onde: Cine Recreio, Rio Branco – Calçadão da Gameleira
Quanto: Entrada gratuita