Aldeias Noke Ko’í do rio Gregório são atacadas por facção

Compartilhe

Vila São Vicente, às margens do rio Gregório, ponto de partida para as aldeias Noke ko’í e Yawanawa, em Tarauacá (Foto: Fabio Pontes/2019)




dos varadouros de Rio Branco

Mensagens de áudios em circulação nos grupos de lideranças indígenas dão conta que as aldeias do povo Noke Ko’í do rio Gregório, no município de Tarauacá (distante 410 km da capital), teriam sido atacadas por integrantes de facções criminosas no início da noite desta quarta-feira, 27 de novembro. De acordo com os relatos, homens fortemente armados estariam fazendo indígenas reféns, torturando e violentando mulheres, além de possíveis assassinatos. Até o momento as informações são imprecisas sobre o que de fato estaria acontecendo na região. As aldeias atacadas foram identificadas como Panaia e Parati.

Em áudio, um agente da Polícia Civil de Tarauacá diz ter recebido a informação de que o ataque teria sido feito ao menos por 16 facionados. De acordo com ele, uma quantidade superior ao contingente de policiais na cidade, por isso a necessidade de envio de reforços. Lideranças pedem que policiais sejam enviados para as aldeias Noke Ko’i por helicópteros para garantir a segurança das comunidades indígenas. Além dos Noke Ko’í, a Terra Indígena do Rio Gregório é formada por aldeias Yawanawa.

Mais informações estão sendo apuradas.

Logomarca

Deixe seu comentário

VEJA MAIS

banner-728x90-anuncie