Brasil de Fato passa a reproduzir reportagens do Varadouro

Compartilhe





dos varadouros de Rio Branco

O portal de notícias Brasil de Fato passa a republicar em seu site e redes sociais as reportagens produzidas pelo jornal Varadouro desde o núcleo da tríplice divisa entre Amazonas, Acre e Rondônia, conhecida como Amacro. Este é mais um importante passo dado pelo jornalismo alternativo da Amazônia. A parceria também é um reconhecimento à produção jornalística de credibilidade e qualidade feita 100% dentro do território amazônico, para e com as populações da Amazônia.

A primeira reportagem reproduzida é a que mostra como a tríplice divisa Amacro registra, em 2024, uma alta ocorrência de incêndios florestais. A região passou a ser definida, desde 2019, como a nova fronteira do desmatamento na Amazônia. Junto com a derrubada da floresta vêm as queimadas que fizeram as comunidades urbanas e rurais a conviver com uma poluição extrema do ar neste mês de setembro.

A zona Amacro – hoje chamada de Zona de Desenvolvimento Sustentável Madeira-Abunã, é uma concepção do agronegócio – apoiada pelos três governadores bolsonaristas – para a ampliação das áreas agricultáveis na região. A principal atividade a avançar tem sido a monocultura da soja.

O Brasil de Fato é um dos mais importantes veículos de comunicação do país, com uma pauta voltada para a defesa da justiça social e o combate às desigualdades e às discriminações. Seu conteúdo é voltado para atender as demandas das camadas mais vulneráveis e invisibilizadas do país – seguindo o mesmo princípio editorial do Jornal Varadouro.

Sobre o Varadouro

Criado em 1977 e circulando no Acre até 1981, Varadouro retomou suas atividades na era do jornalismo digital em julho do ano passado. Somos uma organização de comunicação sem fins lucrativos, com o objetivo de produzir reportagens que dialoguem com as populações da floresta. Nosso conteúdo é 100% produzido dentro do território, respeitando a especificidade da região e o modo de vida tradicional das populações.

Conheça mais de nossa história



Logomarca

Deixe seu comentário

VEJA MAIS