Rio Acre chega ao nível mais baixo da história na capital

Compartilhe

Rio Acre já está em 1,25 m – mesmo nível alcançado em 2 de outubro de 2022(Foto: Gleilson Miranda)



dos varadouros de Rio Branco

O nível do rio Acre alcançou a marca de 1,25 m na manhã desta sexta-feira, 20 de setembro, na capital acreana. Assim, ele se iguala ao volume de vazante mais baixo registrado em mais de 50 anos de medições, que é o mesmo 1,25 m, alcançado em 2 de outubro de 2022. Ou seja, o manancial alcançou o mesmo nível crítico 12 dias antes daquele dia histórico.

Isso é resultado da seca extrema que atinge o estado desde meados de julho, quando as chuvas passaram a ficar abaixo do normal. Desde o começo do ano, cientistas já alertavam que, em 2024, o Acre enfrentaria um dos verões mais severos das últimas décadas.

Com a tendência de escassez de chuvas para os próximos dias, a tendência é que o rio Acre alcance uma nova marca histórica de vazante, ficando abaixo do 1,25 m. De ontem para hoje, o rio desceu dois centímetros.

Em Brasileia, no Alto Acre, o manancial encontra-se em situação ainda mais preocupante. Na leitura de quinta, 19, ele media 78 centímetros. Este é o volume mais crítico do rio Acre ao longo de todo o seu leito. Em março, a situação era totalmente oposta, quando Brasileia foi atingida pela maior alagação da história, quando o rio ficou em 15,58m.

Logomarca

Deixe seu comentário

VEJA MAIS

banner-728x90-anuncie