O meu aniversário se aproxima e a década dos vinte começa a me dar adeus. Relembro da última vez que passei meu aniversário do Acre. Em julho de 2016 eu me hospedava em uma casinha de paxiúba, ao lado do igarapé, no Seringal Cachoeira. Logo após voltar do meu primeiro ano na França. Reli uma escrita desse momento:
São 19:00 e a noite é escura como o breu. Estou sentada sozinha na beira de uma afluente estreita. O braço de rio a minha frente é marrom escuro. Galhos que parecem brancos ao serem iluminados pela lua emergem dele.
O sentido mais aguçado no momento é a audição. Ao estar só, no escuro da floresta, você fica quieto e atento. Você emerge em uma sinfonia de sons desconhecidos. Rãs, pássaros, grilos, peixes e uma infinidade de outros bichos que não vejo, todos vivendo ao meu redor. É fascinante como a natureza é o contrário de silêncio, é movimento, respiração e vida de um sistema complexo. Após alguns minutos de escuta, um leve temor, penso que ouvi a respiração de uma onça.
O céu estrelado me traz a paz, a vegetação forma um teto denso e não posso vê-lo completamente, mas é magnífico da mesma maneira. Ele é tão limpo que é muito fácil ver estrela cadentes. Seria ainda mais bonito com outros olhos que me acompanhassem.
Hoje fiz uma trilha com meu pai, experimentei o gosto do látex e fiz borracha na mão, senti um gosto doce. Também peguei uma formiga tucandeira na mão, ninguém acreditou na audácia/irresponsabilidade. Consegui segurá-la com uma folha, ela é uma das maiores formigas existentes e eu podia sentir o seu corpo forte se debatendo e, o mais incrível, o som que ela emitia ao tentar se soltar, quase um assobio.
Estamos eu, mãe, irmã, vó e pai na pousada “Seringal Cachoeira”. Estive longe por mais de um ano deles e agora estou de volta. Ontem no Quinarí, chorei de saudade, dos amigos que fiz, dos amores que deixei para trás e tudo que vivi neste ultimo ano. Sinto que estive mais perto de achar a mim mesma ou de ser algo mais parecido comigo mesma neste tempo. Eu ainda não encontrei meu lugar no mundo, o meu verdadeiro “lar”, e tenho medo de nunca o encontrar. Seria o lar, as pessoas?
O céu está inacreditável. Barulho de folhas, insetos e animais. Colhi mudas de eucalipto, folhas (uma com uma textura muito engraçada, com textura muito macia de um lado e muito áspero de outro) e sementes de seringueira. Entrar na floresta é sempre como se fosse a primeira vez. Me sinto um pouco mais completa sentindo a complexidade da natureza. Eu que sempre tenho a impressão de estar perdida, me sinto mais livre e com energia aqui.
Isto é magia, o que te dá medo e fascina ao mesmo tempo, é como se apaixonar. Você fica mais atento aos sentidos e sente prazer nas coisas mais simples do mundo. Hoje mais cedo pulei neste igarapé sozinha, pois me disseram que eu sabia nadar, sim, mesmo que eu achasse que não. Mas logo saí por medo de algo que eu não tinha certeza da existência, as águas barrosas são a fonte da imaginação. Será que a coragem e a curiosidade serão meu fim um dia?
Ultimamente, eu tenho feito um mergulho na minha identidade acreana. Descobrindo e andando por muitos lugares novos, estimulando minha natureza andarilha e curiosa desde sempre. Com cada vez mais vontade de explorar o interior, que tem se mostrado um tesouro de riquezas naturais e pessoas interessantes. Em uma dessas, conheci o Raimundão, na inauguração do Ateliê da Floresta na comunidade Rio Branco (conheçam! : @ateliedafloresta). Pude ouvir um discurso forte e bonito, de arrepiar a alma. Também conheci e ouvi histórias de tantos outros que fazem parte dessa luta socioambiental, algo pelo qual realmente vale a pena lutar e devotar energia.
Essa miríade de conhecimentos que o Acre tem, precisa ser resgatada e cuidada. Talvez seja preciso sair e voltar de novo para se ter um olhar renovado sobre nossas riquezas, mas talvez basta mudar de postura e estar aberto ao novo. O que temos a possibilidade de acessar é único. Acredito na força da floresta e dos que fazem parte dela. Somos uma civilização milenar, como provam os geoglifos, e é preciso se enraizar para redescobrir isso. O enraizamento cultural é individual, mas a força dessas raízes é conjunta e segura a terra firme para seguirmos resistindo.
Andréia Farias é arquiteta e urbanista com especialidade em patrimônio cultural, além de fotógrafa e artista visual. Acreana com um pé no mundo, interessada em questões de arte, cultura e identidades na Amazônia.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
O objetivo dessa coluna é centralizar e divulgar os eventos culturais na Amazônia. Começamos com Rio Branco, mas podem mandar eventos culturais de outras cidades acreanas ou de estados vizinhos, como Amazonas e Rondônia. Para ajudar nessa divulgação você pode fazer sua sugestão no formulário: https://forms.gle/5aA1bVLmBPFXx9cDA
Você também pode me contactar pelo instagram @_impar_ ou pelo email andreiafarias12@gmail.com.
21 a 28/06
EVENTOS
4ª Edição do Aulão do Dia Internacional do Yoga
Data: 23 de junho, a partir das 8 horas, gratuito.
Local: Horto Florestal de Rio Branco
Promovendo Arte pela Paz
Participe de oficinas criativas, exposições de artistas locais, música ao vivo e muito mais! Este é um convite para toda a comunidade se unir em prol da paz e da cultura.
Data: 21 a 22/06, das 17h às 21h30
Local: Rua Mário Maia (Conjunto Laélia Alcântara) e Ginásio Campos Pereira (Calafate)
Batalha Acre Graffiti – terceira edição
Data: 21 a 28/06 às 19h
Local: Palácio do governo
Feira coletivo brechós
Data: 26 de junho
Local: O casarão
MÚSICA
Show Ancestralidade com Kelen Mendes
A Cantora e Compositora acreana apresenta seu show Ancestralidade, contando com convidados especiais.
Data: 29 de junho, a partir das 20h.
Local: Cine Teatro Recreio
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/kelen-mendes-ancestralidade/2511235?referrer=l.instagram.com
Projeto Som do Acre
O projeto será realizado em três etapas e consiste em uma ação de fortalecimento da cena musical do estado. A participação é gratuita e deve ser confirmada mediante a inscrição na Rede Floresta Ativista. Conheça as etapas:
Mapeamento da Cena: Ajude a traçar o perfil da música acreana e fortaleça nossa identidade cultural.
Formação Avançada: Participe de oficinas gratuitas sobre mercado musical e gestão de carreira entre os dias 1 e 4 de julho.
Posicionamento Nacional: Concorra a uma viagem para São Paulo e uma apresentação na @navecoletiva da @midianinja! Uma oportunidade incrível de conectar-se com o mercado nacional.
Inscrições até 28 de junho
TEATRO
Grupo Galpão – Turnê norte do Brasil
O Grupo Galpão se apresenta pela primeira vez no Acre com o sarau cênico musical “De Tempo Somos”, celebrando o encontro da música com o teatro na Usina de Arte João Donato. Com direção das integrantes do grupo Lydia Del Picchia [@lydiadp03] e Simone Ordones [@simoneordoneslemos]
Acesso gratuito. Ingressos na bilheteria 2h antes do espetáculo
Data: 21 e 22 de junho. A sessão do dia 21/06 conta com interpretação em Libras.
Local: Teatro João das Neves, na Usina de Arte João Donato (R. das Acácias, 1155 – Distrito Industrial)
Circuito Gira! Viva a Arte!
O circuito celebra os 25 anos do Grupo Vivartes que presta serviço a Cultura Acreana desde sua fundação levando e trazendo arte e cultura a aldeias, comunidades ribeirinhas, seringais, rios e escolas. Várias cidades do Acre e Cobija na Bolívia vão receber os espetáculos, mais informações em @memoriasvivarte.
Data: 20 de junho a 13 de julho
Local: Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia, Assis Brasil, Cobija e Bujari.
FESTAS POPULARES
São João do Guarani, o santo seringueiro de Xapuri
No coração da Reserva Extrativista Chico Mende está o Santuário do São João do Guarani, O Santo Seringueiro de Xapuri. Distante da cidade de Xapuri cerca de 40km em estrada de terra, e 220km de Rio Branco. Obs.: A agência Destino Acre está organizando uma excursão ao evento, mais informações em @destinoacre.
Data: 23 junho
Local: Comunidade Rio Branco e Santuário do São João do Guarani.
16° Circuito junino de Rio Branco- segunda etapa
Data: 21, 22 e 23 de junho, às 18 horas
Local: Praça da revolução
Arraial do Centro Universitário Uninorte
Entre as atrações confirmadas estão a apresentação do cantor Thiago e Banda, além da tradicional Quadrilha Pega-Pega com Casamento. Um dos destaques do evento será o Bingo, com prêmios variados e um Pix no valor de R$ 1 mil
Data: 21 de junho, a partir das 18h
Local: Estacionamento da Uninorte
ONLINE
Websérie LivreExpressão
O Núcleo Telessaúde Acre convida a todos(as) para a continuação do projeto em parceria com a UFAC. A primeira temporada será sobre as diferentes formas de arte e sua interface com a psicologia e a saúde mental. O tema do vigésimo segundo episódio será: Ek-sistere (existindo nos entre).
A programação deste episódio irá ocorrer no dia 28 de junho de 2024 (sexta-feira), às 09h (horário do AC) e às 11h (horário de Brasília). ⏰
Se interessou? Quer participar? Muito simples! Basta acessar o canal do Telessaúde Acre (www.youtube.com/telessaudeacre) no dia e horário combinado e assistir de forma gratuita e com certificação de 2h ao final.
ESPORTE
Acre Race 2024
O maior evento de mountain bike da região norte, inscrições em https://www.acrerace.com.br/event/prova-acre-race-2024
Data: 30 de junho as 7h30
Local: Rua Rui Barbosa, 285, centro
Torneio pela Paz de Futebol Society
Data: 22 de junho as 8h
Local: Ginásio Campos Pereira (conjunto Israel Lira)